quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
CLASSIFICADOS DE CRICIÚMA - OBMEP/2009
Nível 1 (6º e 7º Ano)
EEF Profº Lapagesse: Gabriel Miguel de Macedo, Maria Eduarda de Oliveira, Eduarda Batista de Souza, Cristian Pereira Duminelli e Thuany da Silva Brito
EEB Min Jarbas Passarinho: Mayra Caroline Fraga Cardoso e Larissa Levati da Silva
EEB Joao Frassetto: Alexsander Antunes Barbosa
EEB Rubens de Arruda Ramos: Wilgner Viana da Conceição
Nível 2 (8º e 9º Ano)
EEF Profº Lapagesse: Breno Pereira Dela Bruna e Lucas Alves Costa
EEF Dr Jose De Patta: Robson Borges Junior
EMEIEF Serafina Milioli Pescador: Bruno de Carvalho De Bona
EEB Antonio Milanez Netto: Cleyton Laudelino Demetrio
EEB Joaquim Ramos: Cleiton Cardoso Cornélio
Nível 3 (Ensino Médio)
EEB João Frassetto: Anderson Ribeiro dos Santos
EEB Joaquim Ramos: Guilherme Rocha
EEB Engº Sebastião Toledo dos Santos: Taylla J Sampaio Costa
UMA ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS DA OBMEP NA AMREC
A premiação de alunos totaliza 300 (trezentas) medalhas de ouro, 900 (novecentas) medalhas de prata, 1800 (mil e oitocentas) medalhas de bronze. Além disso, foram concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos. Foram premiados 127 (cento e vinte e sete) professores com curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada. A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos.
No ano de 2009 participaram 99,1% dos municípios brasileiros e mais de 19 milhões de estudantes. O Estado de Santa Catarina foi premiado com 8 medalhas de ouro, 26 medalhas de prata e 54 medalhas de bronze. Um total de 1488 alunos catarinenses recebeu menção honrosa.
As menções honrosas que recebemos são motivos de orgulho para nós, mas temos que ser realistas e admitir que precisamos melhorar muito o ensino da matemática em nossas escolas. A região da AMREC recebeu 32 menções honrosas e uma medalha de bronze. Comparei com outros municípios catarinenses como Blumenau (79 menções honrosas e 6 medalhas), Concórdia (26 menções honrosas e 1 medalha), Florianópolis (59 menções honrosas e 6 medalhas) e Joinville (176 menções honrosas e 28 medalhas). Obviamente, teríamos que levar em consideração o número de alunos inscritos em cada município, para sermos mais rigorosos nas avaliações: no entanto, a maioria das escolas participou e esses dados nos levam a concluir que precisamos refletir ainda mais sobre nossa prática pedagógica.
O município de Criciúma recebeu 18 Menções Honrosas e uma medalha de bronze. O destaque foi o Colégio Lapagesse que recebeu 7 Menções Honrosas e o aluno do Rafael Vieira Jeremias (Nível 1) ganhou uma medalha de bronze. É importante ressaltar que essa é primeira medalha que a região da AMREC – Associação dos Municípios da Região Carbonífera - recebe da OBMEP.
Mudar essa realidade não e nada fácil! São inúmeros fatores que interferem, como: o descaso dos pais com a Educação dos filhos, o desinteresse dos estudantes pela própria aprendizagem, os recursos multimídias mais atrativos que as atividades escolares, a falta de cursos de formação com foco em recursos que ajudem os professores a buscar a eficiência, a carga excessiva de trabalhos de alguns professores e não podemos negar que há diversos casos de incompetência profissional.
Não devemos omitir nossas angústias e dúvidas se desejamos transformar a sociedade em que vivemos e que grita por inovações. Muito menos cruzar os braços e reclamar!
No dia 10 de agosto de 2009 a Fundação Victor Civita (www.fvc.org.br) publicou o nome dos 50 finalistas (Menção Honrosa) e também o nome dos 10 premiados no concurso Educador Nota 10. Dentre os finalistas 20 são de São Paulo, 10 de Minas Gerais, 6 de Santa Catarina, 3 do Rio Grande do Sul e os demais estados representados tiveram um finalista.
Dos seis finalistas catarinenses teve um trabalho de Criciúma (E.M.E.F. Padre José Francisco Bertero), um de Campo Alegre e quatro de Joinville.
Fiquei muito impressionada com esses dados que observei em relação a Joinville e gostaria de saber mais sobre a Educação daquela cidade porque certamente temos muito a aprender com seus educadores. Acredito que o Colégio Lapagesse também é um exemplo por seu sucesso regional e merece ser destacado pelo seu trabalho educacional. Nada vem de graça!!!
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Como calcular a altura?
Como calcular a altura?
A equipe planejou uma atividade que trata da semelhança de triângulos, ao encontrar a medida de um poste de luz e de um paredão. Os procedimentos adotados foram os seguintes:
-Coloca-se uma bacia com água entre o objeto que se quer medir e uma pessoa, de forma que a pessoa enxergue o topo do objeto bem no centro da bacia.
-Mede-se a distância da pessoa até o centro da bacia e do centro da bacia até o objeto a ser medido.
-Mede-se também a altura dos olhos da pessoa até o chão.
Desta forma, têm-se dois triângulos semelhantes, conforme segue:
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Encontro Gestar II - Matemática
Professores participantes:
Albertina Rosalina Alves
Ana Lúcia Pintro
Cássia Silene Venturini De Mattia
Daiane Accordi Junkes Geraldino
Janir Paladini Patricio
Jonas Orben
Jussara Suterio Fogaça
Liliane Manente Ferreira Gottens
Marlene Pires Amorim
Patrícia de Souza Paegle
Renata Sebastiana Limas
Sinara Felisbino